Chamada de Artigos Científicos.

O Forró como Prática Social

O forró é um gênero musical brasileiro que impacta as vidas das pessoas em aspectos midiáticos, econômicos, políticos, comportamentais, entre outros. Trata-se de uma música que está tanto no imaginário da tradição brasileira, quanto no centro da crítica à indústria cultural e sua cooptação por grandes gravadoras e produtores independentes. Está no limiar da aceitação e crítica de demandas e problemas, hoje polarizados como homofobia, racismo, classismo, entre outros. Neste turbilhão de características e diversidade na qual o forró se insere, suas matrizes foram declaradas, em 2021, como “Patrimônio Imaterial Brasileiro”. A patrimonialização das matrizes de um gênero musical é, por si só, um caminho para se pensar o lugar de uma manifestação como o forró na sociedade contemporânea, considerando a sua relevância e as demandas e problemas evidenciados. 

Temos, como principal interesse, artigos resultantes de pesquisas acadêmicas concluídas que considerem o forró como uma prática social. Incentivamos a submissão de textos que considerem as seguintes temáticas: 

  • Forró e identidade social: raça, classe, gênero, sexualidade, religião, territorialidades, gerações, deficiências;  
  • Processos formativo-educacionais e transmissão musical a partir da prática do forró;
  • Políticas públicas e/ou políticas culturais associadas à salvaguarda e prática do forró;
  • A ideia de tradição e/ou autenticidade no universo do forró;
  • O forró na perspectiva da decolonialidade: ;
  • Forró, mercado fonográfico/musical, tecnologias, mídias digitais/sociais e/ou difusão no ciberespaço;
  • Forró na pandemia;
  • Forró e cotidiano: músicos amadores e/ou as práticas de escutas na vida ordinária;
  • Forró e vida profissional: forrozeiros, públicos, festas e a organização do mundo do trabalho.

As propostas de publicação deverão ser enviadas na forma de um resumo (300-600 palavras) em língua portuguesa ou inglesa, explicitando o processo da pesquisa (fundamentação teórica, problema/objetivos, metodologia empregada, resultados alcançados e referências) para o endereço msilvers@illinois.edu.
Prazo de submissão: 25/05/2022.   

Os autores dos trabalhos selecionados serão convidados a enviar um artigo completo, que será publicado em dossiê da Latin American Music Review (mediante avaliação por pares pelo comitê científico da revista e tradução do português para o inglês, quando for o caso), organizado pelos professores Dr. Michael Silvers (University of Illinois at Urbana-Champaign-UIUC), Dr. Marcio Mattos (Universidade Federal do Cariri – UFCA) e Dr. Tiago Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN). Trabalhos adicionais também serão considerados para a publicação de um livro (em língua portuguesa) em data posterior.


Call for submissions.

Forró as a Social Practice

Forró is a Brazilian musical genre that affects people’s lives – in musical, media, economic, and political ways. It is a genre that exists both in the imaginary of Brazilian tradition and at the center of criticism of the culture industry and the co-optation of the genre by large recording companies and independent producers. It is on the threshold of acceptance and of the demands of polarizing contemporary problems, including homophobia, racism, and classism, among many others. In this whirlwind of characteristics and diversity, forró’s roots were declared “Brazilian intangible heritage” in 2021. The patrimonialization of the roots of a musical genre is itself a way to think about the place of a practice such as forró in contemporary society, considering its relevance and related demands and problems. 

We are primarily interested in articles resulting from completed academic research that approaches forró as a social practice. We encourage the submission of texts that consider the following themes: 

  • Forró and social identity: race, class, gender, sexuality, religion, locality, age, disability, social movements;
  • Education and musical transmission via the practice of forró;
  • Public policy and/or cultural policy associated with the safeguarding and practice of forró; 
  • The idea of tradition and/or authenticity in the universe of forró;
  • Forró from a decolonial perspective;
  • Forró, recording industries, technologies, digital/social media, and/or online distribution;
  • Forró in the pandemic;
  • Forró and quotidian life: Amateur musicians and/or practices of listening in ordinary life;
  • Forró and professional life: Forró musicians, audiences, celebrations, and the organization of the world of work

Proposals should be sent in the form of an abstract (300-600 words) in Portuguese or English, explaining the research (theoretical foundation, problem/objectives, methodology, results, references) to msilvers@illinois.edu.
Submission deadline: May 25, 2022.

Authors of selected abstracts will be invited to send a completed article, which will be published in a special issue of Latin American Music Review (pending the journal’s peer review process and translation from Portuguese to English where necessary), edited by Dr. Michael Silvers (University of Illinois at Urbana-Champaign), Dr. Marcio Mattos (Universidade Federal do Cariri), and Dr. Tiago Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Additional works will also be considered for publication in a book (in Portuguese) at a later date.


Informe sobre a seleção dos trabalhos submetidos

Informamos a todos(as) que submeteram propostas de publicação para esta chamada, que a comissão já enviou e-mail relativo ao resultado da seleção e com informações sobre os procedimentos daqui em diante.

Em 16 de setembro de 2022.